quinta-feira, 10 de novembro de 2011

René Arnoux em Montreal (1983): octagésima sexta vitória da Ferrari


     A Formula 1 prosseguia, na temporada de 1983, na sua passagem pela América do Norte, ao visitar o Circuito Gilles Villeneuve, no Canadá. Com oito provas disputadas, os torcedores estavam assisitindo a um verdadeiro equilibrio entre os vencedores. Até aqui,  tinham visto seis vencedores diferentes em sete corridas. O único piloto que tinha conseguido vencer duas provas tinha sido Alain Prost, no seu Renault, com vitórias em Paul Ricard e em Spa-Francochamps, circuitos rápidos por excelência.

[Canadá+83+3.bmp]

     Em Montreal, a RAM estava de volta, com um carro para... Jacques Villeneuve. Nâo o filho, mas o "tio" Jacques, irmão de Gilles. Nâo era a sua primeira experiência na Formula 1, pois tinha tido duas anteriormente, a bordo da Arrows, em 1981. Mas tal como acontecera naquela época, Jacques Villeneuve não tinha obtido a qualificação. O outro piloto sem qualificação foi o italiano Piercarlo Ghinzani, no seu Osella.

[Canadá+83.jpg]

     Enquanto isso, na frente, o Ferrari de René Arnoux fazia a "pole position", tendo a seu lado o Renault de Alain Prost. Na segunda fila estava o Brabham-BMW de Nelson Piquet e o outro Ferrari de Patrick Tambay, e na terceira fila ficavam o outro Brabham-BMW de Riccardo Patrese e o Renault de Eddie Cheever. O melhor dos motores aspirados era o Williams-Cosworth de Keke Rosberg, no nono lugar do grid.

[Canadá+83.bmp]

     Na largada, Arnoux levou a melhor sobre Patrese, Prost, Piquet e Tambay. À medida que as voltas passavam, o francês do Ferrari 28 abria cada vez mais a sua distância em relação à concorrência, que apresentava problemas: o motor de Piquet explodiu, Alain Prost perdeu tempo com um furo no pneu, e não conseguiu mais do que um quinto posto, e Patrese desistiu do GP após a quebra do motor, quando estava para consolidar o segundo posto, ocupado no final por Eddie Cheever.


     No final, a Ferrari comemorava a segunda vitória do ano, e Arnoux a sua primeira, com uma vantagem de 45 segundos sobre Cheever. Patrick Tambay era o terceiro, e nos restantes lugares pontuaveis ficaram o Willims-Cosworth de Keke Rosberg (o melhor aspirado), o Renault de Prost e o McLaren-Cosworth de John Watson.

     E quanto ao campeonato... Prost liderava, agora com 30 pontos, seguido por Piquet e Tambay com 27, e Rosberg com 25.

     Melhores momentos do GP:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...