quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Ferrari usará novo bico no GP de Abu Dhabi


     Diante dos problemas de estabilidade enfrentados por Felipe Massa na Índia, a Ferrari levará a Abu Dhabi uma versão modificada do bico do 150º Italia, neste final de semana.

     Em Buddh, a asa dianteira de Massa apresentou excessiva vibração no final da reta, o que para muitos, atestou o fracasso da Ferrari na tentativa de garantir mais flexibilidade ao bico do carro em alta velocidade.

     O diretor técnico da equipe Pat Fry, no entanto, constata que os problemas na asa dianteira do brasileiro estão mais ligados a problemas de controle de qualidade que o conceito geral do design – por isso, uma versão modificada do bico estará disponível para Massa e o colega de equipe Fernando Alonso no circuito de Yas Marina.

     “Nas corridas recentes, o maior acréscimo que conseguimos em termos de performance foi a nova asa dianteira, que usamos pela primeira vez na Coreia. É um desenvolvimento muito interessante para nós, pois mudará as características do carro, além do interessante desafio de entender como tirar o máximo disso”, afirmou Fry.

     “Tivemos um problema de qualidade em uma das asas usadas na Índia, mas a solução será apresentada em Abu Dhabi, já que depois de observar o comportamento dela na última prova, muito trabalho foi feito para modificar alguns aspectos”, acrescentou.

     Neste final de semana, a Ferrari retorna a Abu Dhabi pela primeira vez após perder o Mundial de Pilotos para o alemão Sebastian Vettel e a Red Bull no ano passado.

     Na opinião de Fry, os problemas de ultrapassagem que dificultaram a vida de Alonso em 2010 serão abrandados desta vez com a existência de duas zonas para asa móvel no circuito.

     “No último ano, descobrimos, da pior maneira, que a ultrapassagem é muito difícil nesta pista. No entanto, vimos uma grande mudança neste ano graças a vários fatores, incluindo o DRS (Drag Reduction System)”, explicou o dirigente.

     “Em alguns casos, vimos que as zonas do DRS não eram suficientemente extensas – algo que, sem dúvida, será ajustado no ano que vem – enquanto em outras pistas, ultrapassar outro carro foi relativamente simples. Então estou certo que, com duas zonas de DRS disponíveis, será mais fácil neste final de semana do que em 2010, mas até chegarmos à pista, é difícil esclarecer como será”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...