quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Gilles Villeneuve em Monte Carlo (1981): octagésima vitória da Ferrari

   

     A temporada 1980 de Fórmula 1 foi caracteriza pela apatia da Ferrari e da McLaren (não venceram corridas), mas também pelos grandes méritos da Williams, que mostrou a que veio.

     Embora a disputa entre pilotos tenha sido um pouco mais acirrada entre o campeão Alan Jones e o brasileiro Nelson Piquet, da Brabham, o campeonato de construtores foi conquistado facilmente pela escuderia britânica.

     O vice-campeonato de Piquet, entretanto, foi a grata surpresa para o torcedor brasileiro. Era o prenúncio de que uma nova era de conquistas verde e amarela estava por surgir.

     Porém, mais uma morte quebrou o clima de festa da temporada. O piloto francês Patrick Depailler morreu durante os treinos livres para o GP da Alemanha.

     Fotos do acidente fatal de Patrick Depailler:




     Na temporada de 1981, enquanto as equipes Ferrari e McLaren amargavam mais uma temporada apática, a Williams dominava o campeonato. Porém, foi a Brabham de Nelson Piquet quem ficou com o título de pilotos neste ano.

     O brasileiro chegou à última corrida na segunda posição. Enquanto o argentino Carlos Reutemann, da Williams, estava um ponto a sua frente. O francês Jacques Laffite, da Ligier, ainda corria por fora, seis pontos atrás do argentino.

     Tudo parecia se encaminhar para um título de Reutemann quando ele fez a pole position no GP de Las Vegas. Mas a corrida dele não saiu conforme o esperado. Em sexto lugar, há seis voltas do fim da corrida, ele teve problemas com a quarta marcha e foi ultrapassado por Watson e Laffite, caindo para a oitava posição.

     Nelson Piquet se manteve firme no 5º lugar, o que lhe garantiu o primeiro título da carreira e o terceiro triunfo de um brasileiro na F1.


     Quinze dias depois dos eventos de Zolder, na Bélgica, a Formula 1 estava nas ruas de Mônaco para disputar a prova mais tradicional do ano, nas ruas de Monte Carlo, perante o Principe Ranier e Grace Kelly, entre muitos outros. Quando a Formula 1 chegou em Mônaco, os organizadores ficaram em pânico ao verem que a lista de inscritos era enorme, com 31 carros, sendo que somente vinte poderiam disputar o GP.

      Assim sendo, decidiram elaborar uma pré-qualificação, onde reduziram os carros para 26, e daí se qualificariam os vinte melhores tempos das sessões de quinta e sábado. Na pré-qualificação, os cinco piores tempos seriam eliminados e, assim sendo, ficaram de fora os Toleman de Brian Henton e Derek Warwick, bem como o ATS de Slim Borgudd e os March de Derek Daly e Eliseo Salazar. Nos dois dias de qualificação, desses vinte e seis, seis iriam ficar de fora, e havia algumas surpresas entre os que não se qualificaram para o GP: o Ligier de Jean Pierre Jabouille, o Brabham de Hector Rebaque, os Fittipaldi de Keke Rosberg e Chico Serra, e os Osella de Piercarlo Ghinzani e Beppe Gabbani.


     Pelo contrário, o “poleman” era um homem feliz, pois sabia que esse primeiro lugar era meio caminho andado para a vitória. Nelson Piquet tinha conseguido o primeiro lugar, tendo a seu lado o Ferrari de Gilles Villeneuve. Nigel Mansell consegue um surpreendente terceiro posto, à frente do Williams de Carlos Reutemann. Riccardo Patrese era quinto, no seu Arrows, seguido pelo segundo Lotus de Elio de Angelis. Alan Jones era apenas sétimo no grid com o seu Williams, na frente do Ligier de Jacques Laffite, e para fechar o “top ten” estavam o Renault de Alain Prost e o McLaren de John Watson.

     A corrida começa com Piquet mantendo a liderança, enquanto que na Ste. Devote, Andrea de Cesaris e Mario Andretti colidem e saem de cena logo nos primeiros metros. Atrás de Piquet estava Villeneuve, Mansell e os Williams de Reutemann e Jones. Pouco depois, Mansell abandou devido a problemas de suspensão no seu Lotus, enquanto que Jones já estava na frente de Reutemann, que enfrentava problemas na caixa de câmbio. Por causa disso, iria abandonar a corrida na volta 33.

     Algumas voltas mais tarde, Jones chegou em Villeneuve e conseguiu ultrapassá-lo, ficando com a segunda posição. Em seguida, o australiano começou a se aproximar de Nelson Piquet para o desafiar na liderança. A pressão deu resultado e, na volta 53, quando o brasileiro alcançou alguns retardatários, desconcentrou-se e bateu no guard rail, acabando ali com a sua corrida.

     Assim, Jones estava tranquilo, pois Villeneuve estava relativamente distante. Mas a partir dali começou a ter problemas na alimentação do combustivel e começou a ver Villeneuve se aproximar. A quatro voltas do fim, Villeneuve, depois de muita pressão, conseguiu por fim ultrapassá-lo e ficar com a liderança, enquanto que o australiano tinha de fazer o seu melhor, para levar o carro até ao fim.

 

     No final, Villeneuve comemorava em Mônaco a sua primeira vitória do ano e a primeira da Ferrari desde 1979. O carro podia ser feio e pouco eficaz, mas as promessas que o seu motor Turbo tinha demonstrado nas corridas anteriores tinham por fim sido concretizados nas ruas do principado. Alan Jones conseguiu levar o carro até  o fim em segundo lugar, enquanto que Jacques Laffite era o terceiro, no seu Ligier. Nos restantes lugares pontuáveis ficaram o segundo Ferrari de Didier Pironi, o Tyrrell de Eddie Cheever e o suiço Marc Surer, no seu Ensign.

     Melhores momentos do GP:


Fonte: http://podiumgp.com.br/2011/05/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...