sábado, 6 de agosto de 2011

Niki Lauda em Kyalami (1977): sexagésima sexta vitória da Ferrari


    Antes de Kyalami, o “Grande Circo” já tinha estado na Argentina e no Brasil, corridas onde o equilíbrio tinha sido a nota dominante. Se em Buenos Aires, assistiu-se à espantosa vitória de Jody Scheckter, a bordo do estreante Wolf, em Interlagos viu-se uma corrida tumultuosa, com a vitória do argentino Carlos Reutmann.

     O fim de semana do GP da Africa do Sul começou chuvoso. Na sexta-feira, o Shadow de Tom Pryce mostra que é o melhor no molhado. Mas no sábado, o tempo melhora e o McLaren de James Hunt leva a melhor sobre o Brabham de José Carlos Pace e o Ferrari de Niki Lauda. Scheckter, o piloto da casa, obtem o quinto lugar, e Pryce, o homem que se deslumbrou na chuva do dia anterior, sai em 15º lugar no grid.

[Kyalami+77.jpg]

     A corrida começa sem incidentes, com Lauda levando a melhor sobre Hunt, uma reincidência das lutas do ano anterior. Entretanto, Pryce tem problemas e passa em último no final da primeira volta. A corrida segue o seu ritmo normal até à volta 21, altura em que o italiano Renzo Zorzi para o seu Shadow a beira da reta de chegada.

     O carro começa a pegar fogo e logo dois comissários de pista vão socorrê-lo. Mas para lá chegarem, têm que atravessar a pista, e no local onde estão, a visibilidade é pouca, pois em Kyalami, a reta de chegada começa em uma subida, para descer vertiginosamente na sequência (é o famoso The Dip”). Um dos comissários tem 18 anos: Jensen Van Vuuren.


     Na altura em que atravessam a pista, quatro carros passam pela reta principal: Pryce, o alemão Hans-Joachim Stuck, o francês Jacques Laffite e o sueco Gunnar Nilsson (1948-1978). Stuck consegue ver os dois comissários e vira para a direita, evitando-os. Mas Pryce, que estava colado em Stuck, não os vê e atropela Van Vuuren, matando-o. Simultaneamente ao atropelamento, o extintor que Van Vuuren transportava atinge o capacete de Pryce, tirando sua vida imediatamente.


     O carro descontrolado de Pryce vai de encontro ao Ligier de Laffite e arrasta-o para a lateral da pista no final da reta. O francês escapa ileso, mas nada se podia fazer pelo piloto galês, que tinha 27 anos.



     Video do acidente de Pryce:



     Depois disto, a corrida continuou. Pace teve problemas, Hunt também, e Lauda acabou por vencer a corrida, a sua primeira vitória depois do pavoroso acidente de Nurburgring, sete meses antes. No pódio, sabendo o que tinha acontecido antes, afirmou: “a morte de Pryce tirou todo o prazer da minha vitória”.

     Em 13º lugar classificou-se o brasileiro José Carlos Pace. Seria o seu último GP. Treze dias depois, morreria em um acidente aéreo na Serra da Cantareira, em São Paulo. Tinha 33 anos. O Autódromo de Interlagos tem agora o seu nome.

     Tributo à José Carlos Pace:


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