terça-feira, 26 de julho de 2011

Niki Lauda em Brands Hatch (1976): sexagésima quarta vitória da Ferrari


     Na qualificação, Lauda conquistou a pole position com Hunt em segundo. Na sequência estavam Mario Andretti na, cada vez melhor, Lotus 77 e a Ferrari de Clay Regazzoni. Patrick Depailler foi o quinto em seu Tyrrell, seguido por Amon, que fazia outro bom trabalho na fraca equipe Ensign. Fechando o "top ten" tínhamos as March de Ronnie Peterson, Arturo Merzario e Vittorio Brambilla, com a Tyrrell de Jody Scheckter em oitavo lugar, entre eles. Galica, Lombardi, Wilds e Jacky Ickx não conseguiram se classificar. Jacky acabou sendo demitido por Wolf, como resultado.



     O início da corrida foi dramático, com Lauda na frente, mas com Regazzoni ultrapassando Hunt na altura do Paddock Hill Bend e tentando tomar a liderança do austríaco. As duas Ferraris acabaram se tocado e Regazzoni rodou. Hunt tentou evitar a Ferrari, mas acabou colidindo com sua McLaren e foi lançado para o ar, evitando por pouco o capotamento. No pouso, bateu fortemente contra a pista, prejudicando a sua suspensão. A Ligier de Jacques Laffite também colidiu com Regazzoni e foi para as barreiras de proteção (cercas), mas o resto do pelotão não foi afetado. Com isso, os organizadores da prova decidiram que havia muitos obstáculos na pista e uma bandeira vermelha foi mostrada. Isso gerou uma discussão quanto à possibilidade dos três pilotos afetados nos acidentes poderem ou não retornar a pista com carros de reposição. Enquanto este debate estava no auge, a McLaren reconstruía a mecânica do carro de Hunt. Ferrari e Ligier utilizariam carros de reposição e enfrentariam as conseqüências mais tarde.



     Ao reiniciar a corrida, Lauda assumiu a liderança novamente e desta vez todos os principais candidatos conseguiram largar, embora Evans e Guy Edwards (Hesketh) tenham colidido. Em Druids, Depailler e Stuck colidem, o alemão sai da prova e Depailler permane na pista, mas muito lento. Na frente, Lauda começou a se afastar e a ordem de posicionamento permaneceu inalterada, com Hunt em segundo, Regazzoni em terceiro e Scheckter em quarto. Peterson foi o quinto desde o início, mas acabou caindo para trás de Brambilla, que já havia ultrapassado Amon que, por sua vez, apresentava problemas em seu Ensign devido a um vazamento de água. Amon iria se retirar do GP.


     Na volta 15 Brambilla foi para os boxes para trocar os pneus, entregando o quinto lugar para Merzario, com Gunnar Nilsson (Lotus) em sexto. Regazzoni se retirou do GP com um problema na pressão do óleo e Merzario sofreu com a transmissão quebrada. Dessa forma Nilsson assumiu a quarta posição  e Tom Pryce (Shadow) ficou com o quinto lugar.


     Lauda começou a sofrer com problemas na seleção das marchas e caiu para trás de Hunt que assumiu a liderança, na volta 45. Ele ganhou a corrida por quase um minuto de diferença, com Lauda em segundo, Scheckter em terceiro e  John Watson (Penske) em quarto, depois que Nilsson abandonou com problemas de motor. Pryce terminou em quinto, com Alan Jones (Surtees) em sexto. Após a corrida, porém, houveram protestos contra a autorização de Hunt em participar do GP, após os mecânicos intervirem na McLaren. O protesto foi rejeitado, mas a Ferrari recorreu e o resultado da corrida só foi resolvido em setembro, quando Hunt foi desclassificado, deixando Lauda como o vencedor.

   

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