quinta-feira, 14 de julho de 2011

Mecânicos colecionam erros na atual temporada de Fórmula 1

     As novas regras da Fórmula 1, em especial o pneu menos resistente, fez aumentar o número de pit stops, expondo ainda mais o trabalho dos mecânicos. Para se ter uma ideia, a última etapa em Silverstone foi decidida nos boxes. O GP da Inglaterra, por sinal, motivou a criação da lista a seguir, com as cinco principais falhas das equipes na temporada.

1) Mecânico de Button esquece a porca e acaba com a corrida do inglês:

Nigel Roddis/AFP

     Na 39ª volta do GP da Inglaterra, Jenson Button entrou nos boxes com a chance de tomar o terceiro posto de Mark Webber e lutar pela segunda posição com Vettel. Mas, ao voltar à pista, ele teve uma pequena surpresinha: "O pneu dianteiro não está muito bom", disse ele pelo rário. Foi um eufemismo regado a ironia, porque na verdade a roda estava solta. "O mecânico não colocou a porca no pneu e sinalizou que iria pegar outra. Eu acho que o cara do cavalete entendeu que estava tudo pronto e abaixou o carro. Aí o responsável pelo pirulito deu a ordem e eu fui", explicou o inglês, que teve de abandonar a corrida após o incidente que ainda rendeu uma multa de US$ 11 mil à McLaren por motivos de segurança.

2) Vettel perde vitória por causa de lambança da Red Bull nos boxes:

Nigel Roddis/AFP

     O GP da Inglaterra esteve nas mãos de Sebastian Vettel até a 27ª volta, quando ele entrou nos boxes junto com o segundo colocado Fernando Alonso. A Red Bull começou a trabalhar primeiro no carro do alemão, mas se perdeu e permitiu que o espanhol passasse à frente e assumisse a liderança, até com certa facilidade, para encaminhar a sua primeira vitória no campeonato. Vettel caiu para terceiro lugar, mas ainda conseguiu deixar Hamilton para trás em outro pit stop. "Alguns erros fizeram com que a gente não se acertasse", avaliou o alemão campeão mundial depois da corrida.

3) Porca espanada frustra Felipe Massa no GP da Europa:

EFE/Juan Carlos Cardenas

     O brasileiro da Ferrari fez uma boa largada em Valência e chegou a brigar pelo segundo lugar no início da prova, mas acabou terminando na mesma quinta posição em que saiu. Tudo por causa de um pit stop mal sucedido. Massa reconheceu que poderia ter terminado em quarto, à frente de Hamilton, caso os mecânicos não se atrapalhassem nos boxes. ?Foi uma pena o problema em meu segundo pit stop, quando eu perdi aqueles quatro ou cinco segundos que me tiraram a chance de brigar com Hamilton pelo quarto lugar?, explicou Massa, que teve problema em uma porca espanada do pneu de seu carro.

4) Na Malásia, mecânico se enrola e prejudica corrida de Massa:

AP Photo/Mark Baker

     A sequência de acontecimentos negativos de Felipe Massa no GP da Europa já havia ocorrido na Malásia. Tudo quase igual: depois de uma boa largada, brigava pelo quarto lugar com Jenson Button até parar nos boxes. Mas os mecânicos da Ferrari se enrolaram na hora de trocar o pneu dianteiro esquerdo, o que fez o brasileiro perder tempo e posições na volta para a pista. ?Pela minha corrida foi uma pena termos perdido segundos valiosos no meu primeiro pit stop, mas foi um problema. Eu poderia ter brigado por alguma posição no pódio?, afirmou Felipe Massa após a corrida vencida pelo alemão Sebastian Vettel.

5) Di Resta é chamado por engano aos boxes e perde chance de pontuar:

AP Photo/Tim Hales

     Correndo em casa no circuito de Silverstone, o britânico Paul di Resta largou em sexto lugar e tinha uma prova promissora pela frente. Mas acabou apenas com um 15º lugar, em parte graças a um erro bizarro da equipe Force India. ?Fui chamado ao pit, mas, quando eu entrei, o time estava esperando Adrian Sutil, então obviamente houve uma confusão. Isso me custou muito tempo, porque os rapazes tiveram que correr para a garagem e buscar os meus pneus. Isso me custou cerca de 25 segundos, o que praticamente acabou com as minhas chances?, lastimou Di Resta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...