terça-feira, 19 de julho de 2011

In Memoriam: Alfredo "Dino" Ferrari (1956)


     Alfredo Ferrari nasceu em janeiro de 1932 em Modena e faleceu em 30 de junho de 1956, na mesma cidade. Apelidado desde cedo de Alfredino ou Dino, era filho de Enzo Ferrari. Enzo decidiu por o nome de Alfredo em homenagem ao seu avô. Dino tinha um meio-irmão, Piero, fruto de uma relação extraconjugal de Enzo e que atualmente detém 10% da Scuderia Ferrari.


Enzo e Dino

     Desde cedo Enzo foi preparando seu filho para ser seu sucessor e, portanto, o enviou para algumas das melhores escolas da Europa, onde Dino estudou engenharia (na Suíça).

Alfredino Dino Ferrari

Enzo e Dino em 1940


Dino em 1950

     De volta a Itália, Dino sugeriu a Enzo Ferrari o desenvolvimento de um motor para a F2 de 1,5 L DOHC V6, no final de 1955. O projeto ia contra a tendência da época (motores V8), mas teria tanto sucesso na F2 que as máquinas equipadas com este motor seriam utilizadas na F1 em temporadas consecutivas. Mesmo durante o projeto, Dino começou a apresentar problemas de coordenação motora, não conseguindo, nem mesmo, se manter em pé. Alfredo ficou muito doente e após ser internado em vários hospitais, o diagnóstico encontrado pelos médicos foi de distrofia muscular de Duchenne, uma doença progressiva que, mesmo na atualidade, não possui cura e seu tratamento é pouco eficaz. Mesmo assim, enquanto no hospital, ele discutiu os detalhes técnicos do seu  projeto com o engenheiro Vittorio Jano.


Última foto antes de sua morte, com sua mãe Laura

      Dino nunca iria ver o motor, ele morreu em 30 de junho de 1956 com a idade de 24 anos, antes de seus automóveis Fiat Dino e Ferrari Dino (a única Ferrari sem o cavalinho rampante) serem produzidos.


Fiat Dino


Ferrari Dino


     O sepultamento de Alfredo Ferrari ocorreu no Cimitero di San Cataldo em Modena Emilia-Romagna, na Itália.

     O Autódromo Enzo e Dino Ferrari, na Itália foi inicialmente nomeado em sua honra; o nome de Enzo foi acrescentado depois de sua morte em 1988.

Fonte: Wilkipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...