terça-feira, 19 de julho de 2011

Ferrari Mondial 8 esquecida em Dubai


     Alimentada pela grana do petróleo e pelo repúdio social, Dubai tem uma cultura descartável. E isso, aparentemente, inclui também os supercarros. Apesar da Ferrari Mondial 8 – 1980 não ter sido o garanhão mais desejado a sair dos portões de Maranello, Tom Bird, do site Crank & Piston, não esperava encontrar uma apodrecendo lentamente no estacionamento de um conjunto habitacional em Dubai. Aqui estão a história e fotos incríveis desta Ferrari abandonada e esquecida.


     Nós fomos avisados sobre essa Mondial por Niloy Choudhury em nossa página no Facebook. Ele tinha visto o carro na semana anterior e pensou que talvez fôssemos nos interessar.


     Moro em Dubai há algum tempo e me acostumei bem a ver carros abandonados. Meu próprio VR6 passou dois anos descansando em outro conjunto sem nada mais que um arranhão na pintura. Por isso fiquei um pouco chocado em ver como aquela Mondial tinha sido tratada.


     Metade de um bloco de concreto havia sido jogado no para-brisa e todos os outros vidros estão quebrados. Alguém teve a idéia de remover as rodas, uma vez que a roda de liga leve traseira direita já estava em um ângulo esquisito.


     Enquanto admirávamos a bela Rosso Red, uma moradora passou por ali e contou que a Mondial está abandonada ao menos desde 2007, quando ela se mudou para a região. Aparentemente ela vinha sendo vandalizada há alguns meses. Antes disso estava apenas apodrecendo.


     E podres é o que ela mais tem – o que um dia foi uma suave e esbelta carroceria desenhada pela Pininfarina e construída pela Scaglietti está sofrendo com focos de ferrugem. Há buracos no teto, paineis da porta e no interior.


     Ah sim, o interior. O que antes era um suntuoso 2+2, revestido por couro Conolly marrom, é agora uma cama cheia de pulgas usada pelos gatos de rua da região.


     Apenas 703 Mondial 8 foram construídas entre 1980 – 1982, antes de serem substituídas pela Mondial QV com o motor de quatro válvulas por cilindro inspirado nos Fórmula 1.


     Esta versão americana da Ferrari Mondial 8 tinha um V8 de 2926 cm³, 16 válvulas, produzia 205 cv quando nova (os modelos europeus produziam 214 cv) e chegavam a 230 km/h.


     Uma boa Mondial 8 pode ser arrematada por 20 mil dólares agora – e ela precisa estar muito melhor que esta aqui. O estresse de lidar com a burocracia e toda papelada para ter este carro seria monumental e isso tudo vem antes de você começar a considerar o custo de reparo e manutenção.


     Apesar do êxodo de Dubai parecer tão longe de nós, ainda há lembretes como este escondidos em esquinas menos favorecidas da cidade.

PS: isso realmente me traz dor ao coração, não consigo nem imaginar o encontro com uma maravilha dessas em tal estado. E este modelo, não tenho nem em miniatura!!!!

     Tom Bird escreve para o site Crank & Piston, destacando a cultura automotiva fortemente enraizada no Oriente Medio. Esta história foi publicada originalmente em 02 de fevereiro de 2011.

Fonte: http://www.jalopnik.com.br/conteudo/uma-ferrari-esquecida-em-dubai

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...