quinta-feira, 28 de julho de 2011

Ferrari admite falhas em pit stops e reconhece que precisa melhorar

Massa sofreu várias vezes nesta temporada com problemas durante suas paradas nos boxes

     Nesta temporada, Felipe Massa tem sofrido com seguidos problemas nos pit stops. No último domingo, o brasileiro perdeu o quarto lugar no GP da Alemanha para Sebastian Vettel por uma parada mais demorada nos boxes. A Ferrari reconheceu o problema e admitiu que precisa melhorar neste aspecto.

     No GP da Inglaterra, disputado no último dia 10, a equipe italiana decidiu alterar as especificações para uma porca – exatamente para tentar facilitar o trabalho dos mecânicos nas trocas de pneus. No entanto, a estratégia não deu muito certo.

     Em Nurburgring, no último domingo, a Ferrari realizou seis pit stops. Em pelo menos quatro deles houve problemas. Em sua última parada nos boxes, um dos mecânicos teve problemas com uma das porcas no carro de Massa. Para azar do brasileiro, que já havia sofrido problemas semelhantes em outras corridas, a demora lhe custou uma posição.

       “Desde o começo do ano, tivemos várias questões sobre pit stops, que estamos corrigindo passo a passo. Nesta temporada, com tantas paradas tudo pode acontecer. De fato, também vimos outras equipes com dificuldades nesta área”, disse Diego Ioverno, chefe de operações de pista da Ferrari.

     O dirigente destacou que as mudanças tiveram efeito positivo na Inglaterra. “Nossos problemas estão no próprio carro e no conjunto de ferramentas que usamos, especialmente na porca das rodas, onde nós enfrentamos vários problemas. Silverstone foi a primeira corrida na qual corremos com uma nova especificação de porca. Isto foi interessante, porque nossas paradas foram as mais rápidas da prova”, comentou.

     No entanto, Ioverno lembrou que nem tudo saiu como planejado na sequência. “Na Alemanha, voltamos a usar esta nova porca, que funciona melhor, mas o sistema ainda não está perfeito. Na última parada de Massa, perdemos a conexão entre a porca e a pistola que a fixa na roda, o que nos custou cerca de 1s5. Precisamos trabalhar mais para aperfeiçoar esta troca”, completou.

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