sexta-feira, 3 de junho de 2011

Massa leva maior "surra" da carreira e amarga pior fase na Ferrari

Valdrin Xhemaj/EFE

     O começo de temporada de Felipe Massa está batendo recordes negativos na carreira do piloto. O desempenho após seis corridas só não é pior que o de 2009, quando a Ferrari levou uma “rasteira” dos difusores da Brawn GP. Mas, naquele ano, o brasileiro tinha só dois pontos a menos que o companheiro Kimi Raikkonen. Agora, essa diferença é de 45 pontos em relação a Fernando Alonso.

     Em sua nona temporada na Fórmula 1, Massa nunca teve um abismo tão grande em relação a um companheiro de equipe. Até então, a maior desvantagem após seis provas foi para Michael Schumacher, em 2006, primeiro ano do brasileiro na Ferrari: 43 pontos, considerando-se a conversão para o novo sistema de pontuação.

      Com 24 pontos no campeonato e um quinto lugar como melhor resultado, Massa superou por apenas dois pontos a campanha de 2009, pior ano do brasileiro na Ferrari. Mas, depois de seis corridas naquela temporada, ele já tinha um quarto lugar, e a diferença mínima para Raikkonen mostrava que o problema era da equipe, não do piloto.

     Agora, já não se pode dizer o mesmo, pois Alonso tem 69 pontos e já pode ser considerado o primeiro piloto da Ferrari. A equipe ainda tem os pilotos da Red Bull e da McLaren à frente, e não vai surpreender se passar a privilegiar o espanhol daqui para frente.

     A pior fase de Massa na Ferrari coincide a enorme pressão que ele sofre desde a ultrapassagem polêmica no GP da Alemanha de 2010.  No começo desta temporada, o presidente Luca di Montezemolo disse esperar um Massa diferente e disse que o brasileiro “correu como o seu irmão” no ano passado.

      Massa está em seu sexto ano na Ferrari, igualando Rubens Barrichello em temporadas na escuderia italiana. Ele tem contrato até o fim de 2012, mas ainda não teve sinais de renovação. Enquanto isso, Alonso assinou compromisso até 2016.

     Coincidência ou não, desde que o espanhol renovou contrato, o brasileiro não pontuou mais na temporada e entrou em uma crise que teve como último capítulo o conturbado GP de Mônaco, em que Massa abandonou antes da bandeirada.

Fonte: http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2011/06/03/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...