sexta-feira, 10 de junho de 2011

Jacky Ickx em Rouen (1968): quadragésima segunda vitória da Ferrari

    

     A temporada 1967 ficou marcada pelas grandes vitórias de Jim Clark e a estabilidade de Denny Hulme. Apesar de ter conseguido duas vitórias a menos do que Clark, Denny Hulme sagrou-se campeão graças à sequência de bons resultados. A Ferrari não obteve nenhuma vitória. 

     A sensação da temporada 1968 de Fórmula 1 foram os motores Ford Cosworth. As três equipes que o utilizaram terminaram o ano nas três primeiras posições do campeonato de construtores: Lotus, McLaren e Matra.

     Mas quem dominou mesmo a temporada foi a Lotus. Ela venceu o campeonato de pilotos com Graham Hill e de constutores. Ambos os títulos foram dedicados ao piloto Jim Clark, que deu a primeira vitória para a equipe no ano, mas faleceu após um acidente automobilístico na F2, em Hockenheim. A Ferrari obteve uma vitória em Rouen com Jacky Ickx.

     Foto:


     Videos:



     O GP de França de 1968 ocorreu no circuito de Rouen - Les Essarts, um circuito de estrada rápido, com "esses" a descer e um gancho um pouco apertado. Depois de uma experiência em Le Mans, no ano anterior, voltaram a Rouen, na politica de rotatividade entre dois circuitos então existentes.

     O pelotão da Formula 1 sofria algumas alterações em relação à corrida de Zandvoort, duas semanas antes. A Cooper tinha contratado o inglês Vic Elford e o francês Johnny Servoz-Gavin, para substituirem Brian Redman (ainda recuperando-se dos ferimentos nos 1000 km de Spa-Francochamps) e o italiano Ludovico Scarfiotti, morto um mês antes.

[França+68.bmp]

     A Honda, por sua vez, estreia em Rouen o RA301, aparentemente mais potente e refrigerado a ar, construido em magnésio, um material mais leve, mas volátil. John Surtees testara o carro, mas não quis correr com ele, afirmando que precisaria de mais testes. Como Sochiro Honda, fundador e patrão, estava na França para assistir à corrida, os responsáveis pela marca pediram ao veterano Jo Schlesser, de 40 anos, para que o experimentasse. Schlesser conseguiu qualificá-lo no 16º posto.

     Entretanto, nos treinos, os incidentes aconteciam. Jackie Oliver, o segundo piloto da Lotus, teve uma forte colisão contra um poste telegráfico, e o seu Lotus 49 ficou muito danificado, impedindo-o de correr. Na hora de definir o grid, a pole foi obtida pelo Brabham do austriaco Jochen Rindt, que conseguia, em Rouen, a sua primeira pole position da carreira. Ao seu lado tinha o Matra de Jackie Stewart e o Ferrari 312 de Jacky Ickx. Denny Hulme era o quarto, Chris Amon o quinto, Bruce McLaren o sexto, e Graham Hill era apenas o nono do grid.

[Schellser+68+3.jpg]


     Na largada, a corrida ocorreu sob ligeira chuva, e Ickx era o único piloto com pneus propicios para esta situação, enquanto os outros corriam com pneus intermédios. Assim, o piloto belga terminava a primeira volta na liderança. Depois de Ickx vinham Rindt, Stewart e Surtees, no seu velho Honda. Tudo corria bem até ao inicio da segunda volta, quando o Honda de Jo Schlesser chega à uma zona de curvas rápidas, em descida, chamada Six Fréres. Nessa região, perde o controle do seu carro, bate na mureta, e carregado de combustível, explode e queima até nada restar dele, e do seu piloto. Schlesser era o quarto piloto a morrer em três meses, depois de Jim Clark, Mike Spence e Ludovico Scarfiotti.


[França+68.jpg]

     Indiferentes ao drama, os pilotos continuaram correndo, com Rindt tendo que ir aos boxes devido a um furo no pneu causado por um pedaço do Honda de Schlesser. Stewart tomou conta do segundo lugar, mas foi ultrapassado pelo honda de Surtees, que por sua vez, foi ultrapassado pelo BRM do mexicano Pedro Rodriguez. Na volta 19, Ickx sai da pista e cai para terceiro, ultrapassado por Rodriguez e Surtees, mas em pouco mais de duas voltas, regressa à liderança, para não mais a largar.

     Na volta 53, Rodriguez parou nos boxes devido a um problema na caixa de marchas, deixando Surtees à vontade na segunda posição, embora tenha mudado de óculos, pois estes ficaram lascados devido a um pedra atirada por um retardatário.

[França+68+2.jpg]

     No final da corrida, Jacky Ickx, na sua nona corrida da carreira, vence o seu primeiro Grande Prêmio, e é também o primeiro de um piloto belga na história da Formula 1. Surtees é segundo, no seu Honda, mas os responsáveis da marca ficaram chocados com o acidente mortal de Schlesser, e decidiram mais tarde retirar-se de competição. Stewart foi terceiro, e o Cooper de Vic Elford, com o seu quarto lugar, entra no restrito clube dos pilotos que pontuaram em seu primeiro Grande Prêmio. Denny Hulme e o BRM privado de Piers Courage fecharam os lugares pontuáveis.

      Melhores momentos do GP:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...