terça-feira, 21 de junho de 2011

Andrea de Adamich em Silverstone (1973): carambola de 12!!!!


     Vivendo uma das piores crises da história da Ferrari, Enzo via Jacky Icxx no 19º posto e Andrea de Adamich no 20º. Conta-se que Enzo Ferrari, vendo a posição dos seus carros, queria pura e simplesmente tirar os mesmos do grid, mas foi impedido de fazer por um tal de... Luca de Montzemolo, um recém-chegado de 26 anos. Esse gesto era o inicio de uma gestão em que, dois anos mais tarde, transformaria a Scuderia numa máquina vencedora. E os dois pilotos que iriam fazer estavam na 9ª e 10ª posições, Niki Lauda e Clay Regazzoni, correndo pela BRM.

      Neste GP, os problemas começaram logo na largada. Niki Lauda ficou parado no grid, e na confusão da partida, o Shadow-Ford de Jackie Oliver não o conseguiu evitar, colidindo e perdendo uma roda. No inicio da segunda volta, o desastre: Jody Scheckter, quarto colocado, derrapa numa mancha de óleo, e atravessa a pista logo no momento em que o pelotão, liderando por Denny Hulme, atravessava a meta. O neo-zelandês não consegue evitá-lo e começa uma carambola, que envolve 12 pilotos!

     Os envolvidos: Scheckter, Hulme, Mike Hailwood (Surtees), Andrea de Adamich (Ferrari), George Follmer (Shadow), Jean-Pierre Beltoise (BRM), Roger Williamson (March), Jochen Mass (March), José Carlos Pace (Surtees), Graham Hill (Shadow), Graham McRae (Iso-Marlboro) e David Purley (March).

   O italiano ficou com um tornozelo partido, e não mais regressou à Formula 1. Todos culparam o sul-africano pelo incidente (tinha feito algo semelhante no GP anterior, na França), e Scheckter só voltou a correr no final do ano. Dos 12 envolvidos (mais Niki Lauda), três carros foram reparados (Lauda, Hill e Hulme) e o resto não pode correr. Isso foi frustrante para dois estreantes da casa: Roger Williamson e David Purley, que 15 dias depois, na Holanda, iam ser protagonistas do acidente que vitimou fatalmente williamson em seu segundo GP.

     Acidente fatal de Roger Williamson:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...