sábado, 14 de maio de 2011

Peter Collins em Spa-Francorchamps (1956): vigésima segunda vitória da Ferrari


      Fangio foi o mais rápido na qualificação, com impressionantes cinco segundos de vantagem para Moss (segundo) e Collins (terceiro), na primeira fila. Atrás deles estavam Behra e Castellotti,  enquanto Schell, Trintignant e Frere completavam a terceira fila.

     Com uma vantagem tão grande na qualificação, era esperado que Fangio dominasse a prova, mas ele fez uma péssima largada sob chuva, deixando Moss assumir a liderança, seguido por Castellotti, Collins e Behra. No entanto, Fangio conseguiu se recuperar e retornou ao segundo lugar, já na terceira volta. Duas voltas depois, conseguiu ultrapassar Moss e assumiu a liderança.

      A pista começou a secar e Fangio começou a aumentar a vantagem. Logo depois, Moss perdeu uma roda na corrida, próximo da Eau Rouge. Felizmente o carro não bateu em nada e Moss conseguiu voltar para os boxes e assumir o controle do carro de Perdisa. 

     Fangio e Collins permaneceram na frente, com a distância entre eles, próximo da casa dos 30 segundos.  Com, aproximadamente, dois terços da corrida percorridos, a transmissão de Fangio quebrou. Ao mesmo tempo, o motor Behra perdeu sua tampa e ele caiu para trás rapidamente, deixando Frere em segundo lugar, enquanto Moss (no caro de Perdisa) era, agora, o terceiro, tendo ultrapassado Schell da Vanvall. A diferença era grande demais para Collins ser alcançado por Frere, assim Peter ganhou seu primeiro Grand Prix, com Frere um segundo e Moss em terceiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...