segunda-feira, 25 de abril de 2011

In Memoriam: Peter Collins (03/08/1958)


     Nasceu a 6 de Novembro de 1931 em Kiddermaster, no Worcestershire. Era filho de um vendedor de automóveis bem sucedido, e começou a sua carreira logo depois do final da II Guerra Mundial. Sendo contemporâneo de Stirling Moss, ambos começaram na Formula 3, categoria onde dominavam os motores de 500 cc, montados por vários construtores como Cooper ou HWM.



     Foi, aliás, com esta última equipe que Collins começou a tentar a sua sorte na Formula 1 aos 21 anos, em 1952, sem resultados de expressão. Em 1954, foi para a Vanwall, mas os resultados também foram precários, sem colocar o seu carro nos pontos. A mesma coisa aconteceu em 1955, desta vez a bordo de um Maserati 250, inscrito pela BRM.

     Em 1957, Collins se juntou à Ferrari, tendo como companheiros de equipe Mike Hawthorn e Luigi Musso.  Neste ano, no entanto, apesar de um terceiro lugar em Nurburgring, Collins também não conseguiu obter melhores resultados em função da equipe Ferrari estar ulilizando o modelo 801, em grande parte da temporada (uma evolução do Lancia D 50 de 1954), carro obsoleto para os padrões da época. Em 1958 ocorreu a introdução da nova Ferrari Dino 246, um carro muito bem projetado e executado, e novamente os resultados começaram a seguir o caminho da Scuderia Ferrari. Collins venceu o Grande Prêmio da Inglaterra, bem como obteve um terceiro lugar em Mônaco. Hawthorn venceu o fatídico Grande Prêmio da França em 1958 em Reims, em que Luigi Musso faleceu, (Stirling Moss chegou em segundo, e Collins foi o quinto.


    Durante o GP da Alemanha de 1958, Collins e Hawthorn estavam perseguindo Tony Brooks da Vanwall, em Nürburgring, quando o desastre aconteceu. Esforçando-se para manter o ritmo, Collins entrou muito rápido em uma curva, fazendo com que sua Ferrari fosse direto para uma vala, no lado esquerdo da estrada. Collins perdeu o controle e capotou  várias vezes, caindo de cabeça para baixo, em meio a uma nuvem de poeira. Collins foi arremessado do carro, em pleno ar, atingiu uma árvore,  e teve ferimentos graves na cabeça. Apesar de ser levado de helicóptero para o hospital, Collins morreu no final da tarde, de uma maneira quase idêntica à de Luigi Musso.


Fonte: Wilkipédia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...