sábado, 9 de abril de 2011

Eddie Irvine em Sepang (1999): primeira vitória da Ferrari na Malásia

    
    
     Sepang foi a primeira pista projetada totalmente por Hermann Tilke. Foi montada em 14 meses – um recorde – e no dia 17 de outubro de 1999 os carros se alinharam pela primeira vez com a vitória inaugural de Eddie Irvine, beneficiado pelo seu companheiro da Ferrari, Michael Schumacher, que voltava às pistas seis provas depois do acidente na Inglaterra na famosa curva Stowe e tentando ajudar o irlandês na briga pelo título. Foi também a última vitória de Irvine.

     A decisão do campeonato de 1999 estava em fervor quando a F1 desembarcou em Kuala Lumpur para o primeiro GP da Malásia.

     Os protagonistas Hakkinen (Mclaren MP4/14-Mercedes) e Irvine (Ferrari F399) estavam na briga pelo mundial, mas a corrida tinha uma volta esperada: a de Michael Schumacher. Voltando após uma a convalescência do acidente sofrido no GP da Inglaterra, quando quebrou a perna, Schumi foi a grande arma da Ferrari para impedir a possível conquista do título de Hakkinen naquela corrida.

     O finlandês precisava apenas chegar à frente de Irvine para garantir o mundial. Para o irlandês a vitória era o que lhe restava para tentar levar a briga para a última etapa, em Suzuka. E Schumi foi o peso da balança. Michael largou da pole, tendo ao seu lado Irvine e em terceiro Coulthard e Hakkinen em quarto. Schumi sustentou a primeira posição seguido por Irvine e Hakkinen pulou para terceiro.

     O plano da Ferrari foi colocado logo em prática quando Schumi deixou Irvine passar para o primeiro posto. A intenção era de Michael bloquear Hakkinen, o que acabou por dar certo. Coulthard ainda chegou a passar Schumacher e ir à caça de Irvine, mas problemas no seu carro acabaram com suas chances de tentar ajudar Mika.

      Irvine, tendo seu escudeiro de luxo a bloquear Hakkinen na prova, venceu esta e assumia a liderança do mundial de pilotos com 4 pontos de vantagem sobre Mika que tinha ficado na terceira posição, tolhido por Schumi que fez um retorno fabuloso e não venceu a prova por que realmente tinha que ajudar seu companheiro.

     A prova ainda demorou a terminar, pois os comissários técnicos da FIA mediram o defletor dos Ferrari que estaria 10 mm menor do que o regulementado e os desclassificaram, resultado que permaneceu até o dia seguinte quando foi refeito o trabalho e o resultado alterado mais uma vez, com a volta das Ferraris ao 1° e 2° lugares de domingo.


     Na última corrida do ano em Suzuka, ele não consegue andar no ritmo do McLaren de Mika Hakkinen, que se tornou bicampeão do mundo. O norte-irlandês teve que se contentar com o vice-campeonato com 74 pontos, quatro vitórias e nove pódios. Independentemente de ganhar o título mundial ou não, Irvine iria deixar a Ferrari, pois já estava cansado de ser segundo piloto.

OBS: a Ferrari é a equipe com o maior número de vitórias (5 no total) no GP da Malásia. Eddie Irvine (1999), Michael Schumacher (2000, 2001 e 2004) e Kimi Raikkonen (2008).

Fonte: http://voltarpida.blogspot.com/2010/04/gp-da-malasia-1999.html

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...