segunda-feira, 14 de março de 2011

Ferrari 355 Spider (1995)







Miniatura de escala 1:24, da Marca Maisto, produzida em metal e peças de plástico, com abertura total das portas, tampa do motor (central/traseira) e tampão dianteiro, coleção 2010.

Sobre o modelo F 355 Spider

     Seguindo a linha de sucesso dos modelos de entrada da marca, a Ferrari 355 Spider é um V8 de motor central e dois lugares. Uma das principais diferenças entre o V8 da F 355 para o seu antecessor (a Ferrari 348) foi o aumento do deslocamento de 3.4 a 3.5 litros, além do aumento no número de válvulas,  passando para cinco no total (três de admissão e duas de exaustão). E é este um dos motivos do nome da F 355, nos quais os dois primeiros dígitos se referem a capacidade cúbica, em litros, do motor, e o último dígito faz referência ao uso das cinco válvulas por cilindro.

     Com 3496cc, a Ferrari se viu obrigada a aumentar o diâmetro e curso para 85 x 75 mm, respecitivamente. Como seus predecessores e descendentes, o F 355 é um carro razoavelmente comum (para um Ferrari) com as 11273 unidades produzidas.

      No lançamento, dois modelos estavam disponíveis: o coupe Berlinetta, e o targa GTS. A versão conversível "Spider" foi introduzida em 1995. Em 1998, o câmbio com borboletas atrás do volante como o da Fórmula 1 foi introduzido com o 355 F1.

      Caracterizada por ser a última Ferrari com o uso dos famosos faróis escamoteáveis, o F 355 possui um design harmonioso e que, mesmo depois de mais de 20 anos do final de sua produção, ainda é um carro que possui diversos admiradores, pois transmite uma certa jovialidade em seu desenho. Seu valor de depreciação no mercado ainda não é tão alto, uma vez que ainda é um modelo muito visado, sendo seu preço relativamente acessível, levando-se em considerção o excelente custo/benefício que o carro proporciona.

      Durante seus seis anos de produção, o  F 355 sofreu algumas pequenas modificações. A principal foi a modificação da central eletrônica da injeção, inicialmente Bosch Motronic 2.7, seguida da atualização para a Bosch Motronic 5.2. Uma forma de distinguir as centras: Nos modelos de 1995, há um sistema duplo de fluxo de ar, enquanto que nos modelos de 1998, o sistema é único, sendo os dutos de ar unidos ao centro do motor. Demais mudanças se deram no sistema de freios do carro.

     Outra curiosidade sobre as modificações esta centrado no fato que nos carros lançados em 1994 o volante era  de três raios. Porém, a partir do ano seguinte, um modelo de 4 raios passou a ser adotado.

     Vale salientar que os modelos equipados com câmbio F1 pederam o "F" na denominação do carro, passando a ser então chamados apenas de 355 F1. O motivo dessa mudança, segundo a Ferrari, era o fato de que o nome ficaria redundante, além de que soaria de forma estranha.

     O F 355, em todas as suas versões, foi construído de maio de 1944 a 1999. Foi substituído pelo Ferrari 360.

     Un cavallo rampante giovane per sempre, grazie.
Fonte: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

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