segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Ferrari 250 GTO (1962)






Miniatura de escala 1:24, da Marca Burago Italiana, produzida em metal e peças de plástico, com abertura total das portas, tampa do motor (dianteira) e direção com controle das rodas dianteiras.

Sobre o modelo F 250 GTO

          “Antes de qualquer coisa, gostaria de ressaltar que este é meu modelo preferido e que, se um dia a Scuderia Ferrari chegou à perfeição em um carro, de passeio ou de corrida, com certeza foi no dia em que criou o F 250 GTO”.

          Em 1962, o campeonato da FIA só aceitava pontos obtidos por carros com produção mínima de 100 unidades, em um ano. Desta maneira, a Scuderia Ferrari teve que criar um GT que unisse a evolução do chassi tubular do F 250 Monza, com a linha de motores V12 com 250 cm³ de cilindrada unitária: nascia a 250 GTO (Gran Turismo Omologata).

          O F 250 GTO foi produzido de 1962 a 1964, sendo que entre 1962 e 1963 foram produzidas 36 unidades e, em 1964 uma segunda série foi lançada com mais três carros, elevando para 39 o total de GTOs produzidos (bem longe da regra). Mas a Ferrari convenceu a FIA, dizendo que era um F 250 GT “pouco modificado”. A venda era tão restrita e selecionada que, nos Estados Unidos, os compradores tinham de ser aprovados pessoalmente por Enzo Ferrari e seu representante para a América do Norte, Luigi Chinetti.

          Sergio Scaglietti foi responsável pela carroceria de alumínio, bastante arredondada, com faróis com cobertura transparente e traseira “rabo-de-pato”. Foi a primeira Ferrari a ser testada em túnel de vento - Universidade de Pisa. Na frente, há três entradas de ar semicirculares para a refrigeração do motor, que podem ser fechadas conforme a necessidade. Existem ainda duas saídas laterais - entre as rodas dianteiras e as portas -, além de aberturas laterais - atrás das rodas traseiras -, para os freios.

          Em 2004, o Sports Car International colocou o F 250 GTO como oitavo na lista dos Top Sports Cars dos anos 60, e nomeou-o o carro desportivo de todos os tempos. Da mesma forma, a revista Motor Trend Classic colocou o F 250 GTO em primeiro lugar em uma lista dos "Melhores Ferraris de todos os tempos". E assim, as Ferraris antigas continuam batendo todos os recordes de vendas. Tudo bem, que a Ferrari 250 GTO é um modelo super raro e muito bonito, mas será que vale 51 milhões de reais?! Sim, é claro que vale! Ou, pelo menos, esse foi o valor pago por uma unidade da mesma, em excelente estado de conservação. Um rico inglês a levou pra casa pela bagatela de 15,7 milhões de libras.

          Che bella, che espetaculo, è una grande macchina. Fino.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...